CONVIDADOS

Ângela Mayumi Nagai - Conferencista
Doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Foi bolsista da The Japan Foundation (1997) e da Fundação Vitae (2002), estagiando no International Noh Institute em Quioto (Japão). Presidente da Associação Brasileira de Nô Gaku. Membro do Centro de Estudos Orientais (CEO) da PUC-SP, sob orientação de Christine Greiner. Atuou como benshi (narradora de filmes mudos japoneses) em diversos eventos produzidos pela Fundação Japão, Centro Cultural Banco do Brasil e Cinemateca Brasileira.


Cassiano Sydow Quilici – Palestrante
Professor livre-docente na área de Teorias do Teatro e da Performance pelo Instituto de Artes da UNICAMP. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Antropologia Social no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor de graduação e pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Campinas e professor do curso de Artes do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de artes, com ênfase em teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do ator e da performance, Antonin Artaud, diálogos entre artes performativas e culturas orientais. Autor de “Antonin Artaud – Teatro e ritual” pela AnnaBlume.


Éden Peretta – Membro de mesa
Professor Adjunto do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (DEART/UFOP). Doutor em Studi Teatrali e Cinematografici junto ao Dipartimento di Musica e Spettacolo da Università di Bologna, na Itália, sede do arquivo Kazuo Ohno na Europa. Realizou um período de estudos no Japão, pesquisando no Arquivo Tatsumi Hijikata, da Keio University, em Tóquio, bem como entrevistou importantes artistas e pesquisadores da dança Butô, argumento central de sua tese de doutorado. Atualmente é líder do grupo de pesquisa (CNPq) HÍBRIDA - poéticas híbridas da cena contemporânea e do coletivo Anticorpos - investigações em dança, assim como é colaborador do MediaLab Caixa Preta (UFOP) - laboratório de interação entre o ator e as novas tecnologias. Pesquisa principalmente os campos do teatro-dança, da preparação corporal do ator, das relações entre as artes cênicas e as novas tecnologias, bem como os estudos sobre o corpo a partir das Ciências Humanas.


Marco Souza - Palestrante
Mestre e Doutor em Comunicação e Semiótica, pela PUC – SP, onde, desde 2001 é professor e pesquisador do Centro de Estudos Orientais também da PUC-SP. Com especialização em Ciências da Comunicação. Universidade Nova de Lisboa, UNL, Portugal e Graduação em Comunicação social. Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. Autor de “O Kuruma Ningyo e o Corpo no Teatro de Animação Japonês”, Editora Annablume.

Rita Gusmão – Membro de Mesa
Professora de Artes, Graduada em Educação Artística pela Universidade de Brasília (1994); Mestra em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Cursa Doutorado em Artes, na Universidade de Brasília, Programa de Pós-graduação em Artes do Instituto de Artes, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Trabalha atualmente como Professora Assistente da Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Curso de Graduação em Teatro, onde participa das modalidades de Bacharelado e de Licenciatura. Tem experiência nas áreas de Teatro, Performance, Videoarte e videoinstalação. Desenvolve trabalhos como atriz de teatro e de cinema, direção, captação e produção de espetáculos e eventos artísticos culturais. Desenvolve a palhaça Colibri desde 1996.

Toshi Tanaka – Conferencista
Nascido em Tokyo em 1960, artista performer fugaku, coordenador do Jardim dos Ventos - projeto que busca um caminho que integra arte, vida e natureza através da prática seitai-ho, professor de seitai-ho licenciado no Instituto de Pesquisas de Educação Corporal em Tokyo e professor da Faculdade de Filosofia Comunicação Literatura e Artes – PUC/SP com Notório Saber em Performance. Desde 1979 vem construindo um trabalho underground que permeia vários campos de arte - artes plásticas, rock, improvisação de música, butoh, performance e caligrafia. Em 1994 mudou-se para o Brasil onde continuou sua prática, pesquisa e criação. Em 2003 cria a arte fugaku com o núcleo Fu Bu Myo In. Suas principais performances são: Iki, Imin Nô, Funabenkei, Água Luminosa, Tabibito – Viajante, Velho Lago, Caminho da Lua, obra fugaku com haikais, Lua Nova, Moc Ka Do, performance fugaku junto às cerâmicas de Shoko Suzuki, O Vento que tece, Yamamba, trio de dança (butoh, buyo e noh).


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário